107% de CRESCIMENTO na modalidade de ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE – O que levou a isso? – PARTE 2

por | Atendimento Online, Blog, Notícias | 0 Comentários

Psicólogo(a), no post anterior, vimos que um dos fatores que fez com que a modalidade do Atendimento Psicológico ONLINE houvesse esse aumento, foi pelo o fato de que cada vez mais pessoas vem utilizando os recursos da tecnologia, especificamente o Google, para BUSCA DE SOLUÇÕES para seus problemas.

Vimos a quantidade exorbitante de pesquisas de 3 tipos de problemas muito comum no homem moderno, sendo eles: DEPRESSÃO, ANSIEDADE e SÍNDROME DO PÂNICO, tendo uma média diária aproximadamente o número de 2466, 2016 e 1103 de buscas, respectivamente.

Caso você ainda não tenha lido a PARTE 1 deste post, acesse agora clicando aqui.

Muito bem, agora venho ressaltar outros fatores que contribuíram bastante para o crescimento de sites  para Atendimento Online (Orientações Psicológicas Online), onde mensalmente dezenas de psicólogos são aprovados, oferecendo também em seu portfólio de serviços, a modalidade de atendimento online para seus clientes.

Me refiro aqui os BENEFÍCIOS E VANTAGENS que bilateralmente CLIENTES e PSICÓLOGOS(AS) ganham com essa forma de atendimento. Veja na relação abaixo.

CLIENTES

  • SEM FRONTEIRAS: Pode ser atendido em qualquer parte do Brasil ou de qualquer parte do mundo, desde que tenha um computador, tablet ou um celular e uma conexão à Internet.
  • ACESSIBILIDADE: Mesmo que não se encontrem em condições físicas ou mentais, o cliente poderá ter através do Atendimento Online, uma boa opção na resolução dos seus problemas.
  • COMODIDADE e FLEXIBILIDADE: O paciente poderá receber o atendimento no conforto da sua casa, escritório ou em qualquer outro lugar em horários alternativos.
  • CUSTO E STRESS REDUZIDO: Não terá gastos com transportes, combustível,  estacionamentos, flanelinhas e etc.
  • ECONOMIA DE TEMPO: Não irá desperdiçar o seu tempo em trânsito para ir até ao consultório / clínica para realizar a sessão.
  • ABERTURA EMOCIONAL MAIOR: Muitos pacientes se sentem mais a vontade para falar de seus problemas pessoais em um espaço online.
  • SIGILO: O paciente poderá contar com o mesmo sigilo como de uma consulta presencial, de acordo com  o art.9 do Cód. de Ética Prof. do Psicólogo.

PSICÓLOGOS

  • APROVEITAMENTO DO HORÁRIO:  Poderá realizar consultas fora do horário convencional de um consulta feita no seu consultório.
  • APLICAR MESMAS TÉCNICAS E METODOLOGIAS:  O psicólogo poderá aplicar algumas das mesmas metodologias e testes (através do compartilhamento de tela feita através do Skype), como de um atendimento convecional presencial.
  • REDUÇÃO DE CUSTOS OPERACIONAIS: O psicólogo não precisa de ter despesa com o aluguel de um consultório, luz, água, condomínio e outros para atender seus pacientes.
  • ATENDIMENTO SEM FRONTEIRAS: o psicólogo  poderá levar o seu atendimento para pessoas de qualquer lugar do Brasil e do mundo.
  • AUMENTAR SEUS GANHOS:  O psicólogo poderá agregar também a modalidade do atendimento online (além do presencial) e aumentar seus rendimentos.
  • AGREGAR MAIS CONHECIMENTOS:  O psicólogo que atende online, muitas vezes tem de lidar com problemas de clientes que sofrem devido as diferenças culturais (valores, hábitos e costumes) por viver no exterior. Tendo com isso, levar soluções para seus clientes através de uma nova perspectiva.

Assim como estes, existem outras vantagens e benefícios, porém procurei destacar aqui as principais.

Não tenho dúvidas que a modalidade de atendimento online crescerá ainda muito mais, na medida em que seus benefícios e vantagens forem sendo percebidos por psicólogos e clientes.

Por mais que esta análise comparativa entre os anos de 2013 e 2016 apresente este “grande” aumento de 107%, ainda é muito pouco o número de psicólogos autorizados a realizar este tipo de atendimento.  Se parar para pensar, são mais de 283.000 psicólogos no Brasil, segundo os dados do CFP.  com pouco mais de 590 sites aprovados.

Consegue visualizar o quanto GIGANTESCO ainda é esse mercado? E o quanto desse público, você psicólogo(a) poderá conquistar? Pense nisso!

Termino mais este post, desejando-lhe muito SUCESSO!

Até o próximo!

Ah! antes que eu me esqueça, se gostou do post, por favor, COMPARTILHE!
botao-compartilhar-facebook